Dia Mundial da AquarelaVoltar

A instituição deste foi dia obra do maestro e artista Alfredo Guati Rojo (1918-2003), fundador e diretor do Museo Nacional de La Acuarela a cidade do México, que em conformidade com a UNESCO, estabeleceu, desde o ano de 2000, o dia 23 de novembro, como o Dia Mundial da Aquarela. As comemorações do Dia Mundial da Aquarela no Brasil foram iniciadas em 2001 por iniciativa de Iole Di Natale, esta artista que, igualmente, é da maiores batalhadoras pela difusão da aquarela no Brasil.



DIA MUNDIAL DA AQUARELA 2012

A cada ano no Dia Mundial da Aquarela a ABA comemora com os amigos da aquarela, por vezes viajamos e fazemos nossas aquarelas ao ar livre buscando as paisagens locais, tudo é um pretexto para estarmos juntos em comunhão de ideais e o grande prazer que sentimos em poder registrar o que sentimos por essa arte. Com nossas linguagens diversas homenageamos o grande Guatí Rojo idealizador desse dia. Em 2012, comemoramos de uma forma diferente, com um almoço de confraternização num restaurante em São Paulo colocando em dia nossa prosa, divertindo-nos com tudo e aproveitando a companhia de amigos aquarelistas brindamos com um bom vinho a maravilhosa ideia da idealização desse dia.




DIA MUNDIAL DA AQUARELA 2011

Ateliê ao ar livre no Jardim Botânico de São Paulo, com a participação de vários de artistas da ABA/Núcleo de Aquarelistas e adeptos da aquarela. SÃO PAULO, Brasil. 26 de novembro de 2011.






DIA MUNDIAL DA AQUARELA 2010

A ABA / Núcleo de Aquarelistas mais uma vez congregou seus associados para comemorar o Dia Mundial da Aquarela neste ano de 2010, com uma excursão à Fazenda Santa Hilda em Jacareí, SP para pintura ao ar livre às margens do rio Paraíba do Sul e almoço de confraternização, encerrando o ciclo de excursões do Projeto Rio Paraíba do Sul. JACAREÍ, Brasil. 20 de novembro de 2010.





DIA MUNDIAL DA AQUARELA 2009

Excursão à cidade de Cunha, SP para pintura ao ar livre às margens dos rios Paraitinga e Paraibuna (formadores do rio Paraíba do Sul) e Jacuí, como parte do Projeto Rio Paraíba do Sul. CUNHA, Brasil. 20 a 22 de março de 2009.







DIA MUNDIAL DA AQUARELA 2008

Ateliê ao ar livre no Parque Chico Mendes, em Santo André, com a participação de vários de artistas do Núcleo e adeptos da aquarela em 22/11/2008.

DIA MUNDIAL DA AQUARELA 2007

Ateliê ao ar livre no Parque Villa Lobos, SÃO PAULO, Brasil. Comemoração do Dia Mundial da Aquarela, com pintura ao ar livre. 24 de novembro de 2007.


DIA MUNDIAL DA AQUARELA 2006

Comemoração do Dia Mundial da Aquarela com excursão à cidade de Jacareí, na Fazenda Santa Hilda, para pintura ao ar livre às margens do rio Paraíba do Sul, palestra e almoço de confraternização, como parte do Projeto Rio Paraíba do Sul. JACAREÍ, Brasil. 25 de novembro de 2006.





DIA MUNDIAL DA AQUARELA 2005

AQUARELA NO PARQUE BURLE MARX

14 de abril a 26 de novembro de 2005 com 33 workshops. Ação cultural desenvolvida no Parque Burle Marx, preparando as comemorações do Dia Mundial da Aquarela 2005 (23 de novembro), tem como objetivo principal o ensino do manuseio do material de aquarela e suas técnicas básicas para a sua iniciação e como pintar ao ar livre. Sensibilizando e atraindo freqüentadores do Parque para desfrutar a natureza, ensinando a ver, conhecendo e aplicando o uso da aquarela em workshops realizados de abril a novembro de 2005. Organizado e coordenado por Regina Komatsu, coordenadora pedagógica Elza Oda, equipe Lúcia Novo, Lílian Arbex e Marilu Queiroz.


DIA MUNDIAL DA AQUARELA 2004

Ateliê ao ar livre no Parque do Ipiranga, em São Paulo, com a participação de vários de artistas do Núcleo e adeptos da aquarela em 23/11/2004.


DIA MUNDIAL DA AQUARELA 2003

Ateliê ao ar livre no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, com a participação de vários de artistas do Núcleo e adeptos da aquarela em 23/11/2003.




DIA MUNDIAL DA AQUARELA 2002

Ateliê ao ar livre no Jardim da Luz, em São Paulo, com a participação de vários de artistas do Núcleo e adeptos da aquarela.


DIA MUNDIAL DA AQUARELA 2001

Ateliê ao ar livre no Largo de São Bento, em São Paulo, com a participação de uma centena de artistas, adeptos, passantes do lugar e crianças do Colégio São Bento, pintando com aquarela o entorno do lugar.




©2010 - Associaçao Brasileira de Aquarela e da Arte Sobre Papel