ROSANA MANGEONVoltar


Rosana Mangeon desenvolve diversas atividades. Em todas elas encontramos afinidades com a arte e com algo mais, num modo de estar sempre aproximando mundos diferenciados. É seu universo artístico, porém, o ambiente onde ela nos parece demonstrar a maior capacidade para integrar sua personalidade.

Proprietária de um ateliê onde ministra cursos técnicos e artesanais, Rosana flui com os alunos com a mesma sensibilidade e respeito que dedica aos filhos e às aquarelas. Não haveria, portanto, maneira de falar de seu percurso poético na pintura sem fazer referência a esta versatilidade.

Quem me conhece sabe a tendência que tenho para valorizar na arte aquilo que valorizo na vida.

Nisso está também meu interesse em conviver com artistas e pessoas que de alguma forma fluam ou ampliem este universo.

A busca de conhecimento e humanização é uma postura artística que mesmo nos parecendo quimera intangível, serve algumas vezes para medir a que distância estamos daquilo que buscamos. Vejo neste percurso oportunidades para construir laços de amizade, afeto e trabalho.

Ao conhecer as obras de Rosana Mangeon nas reuniões do Núcleo de Aquarelistas e da ABA – Associação Brasileira da Aquarela e da Arte sobre Papel, ao lado de outros amigos aquarelistas, logo identificamos este grande potencial.

Como em toda situação onde a vida flui e se espelha, ou como em todo artista que se preze - para ser mais explícito - há em Rosana uma energia intensa e um pensamento questionador que a leva a não se contentar ou a acreditar que tudo esteja pronto. Aqui se revela talvez a garantia de assistirmos, por longo tempo adiante, a profusão de trabalhos cuja qualidade artística ematuridade poética só tenderão a crescer.

GILBERTOHABIB OLIVEIRA


Exposições

2009 - Passagens e Paisagens – Rio Paraíba do Su.l Espaço Eugenie Villien

2011 - Centro Cultural Visconde de Mauá

2010 - Identidade / Brasilidade - O Brasil sob o olhar da aquarela. Espaço Eugenie Villien

2012 - Poética da cor- Parque da Água

2012 - X Bienal Internacional de La Acuarela – México

2012 - Livro AQUARELA – a cor da memória

2013 - FABRIANO in ACQUARELLO 2013. Museo della Carta e della Filigrana

2013 - Pinacoteca de São Caetano do Sul


©2010 - Associaçao Brasileira de Aquarela e da Arte Sobre Papel