Cláudia BhurknaVoltar

 

Formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); desde 1992, atua como orientadora psico-pedagógica de famílias e professores da rede pública e privada da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Em 2003, interessou-se por arte-educação quando assumiu temporariamente as aulas de artes na escola onde atuava; desde então participa da elaboração de projetos pedagógicos e capacitação de professores polivalentes em escolas e ateliês de arte. De 2006 a 2009 cursa na Faculdade Santa Marcelina (FASM) a licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas como complementação de sua atuação como orientadora e educadora. No início de 2009 ingressa no Núcleo de Aquarelistas da FASM. De 2010 a 2012 frequenta o Ateliê Calcográfico de Iole Di Natale, assumindo-se como gravadora; atualmente, na gravura, prefere o processo direto da linóleogravura. Frequentou ateliês livres de pintura desde o ano 2000 e em suas produções artísticas, o foco é a figura humana: etnias, singularidades, o tempo que marca a face, o olhar e as mãos, a infância retratada em fotografias... O retrato é algo que lhe fascina e move na arte. Prefere os tons monocromáticos e a transparência para pintar o que lhe atrai. A aquarela é uma paixão da infância, aprendida em manuais e retomada somente em 2008, quando na faculdade foi aluna de Iole Di Natale e percebeu que poderia fazer nesta técnica o que gostava de fazer com a tinta óleo sobre tela. O papel é o seu suporte preferido, porque ele permite a exploração de vários materiais gráficos e pictóricos para registrar o que mais gosta: o retrato e o corpo humano.

 

EXPOSIÇÕES EM 2013

Exposição Comemorativa dos 25 anos do Núcleo de Aquarelistas da FASM: Relançamento do livro „Aquarela a cor da memória?, Pinacoteca de São Caetano do Sul; Abril a Junho de 2013. Fabriano in Acquarello 2013; Museo della Carta e della Filigrana, Itália, 11/04 a 12/05 de 2013.

 

PRÊMIOS RELEVANTES

Medalha de Ouro: “XXIV Salão Nacional de Artes Plásticas „Alberto Santos Dumont?” – União Nacional dos Artistas Plásticos, SP, 2001.

Menção Honrosa: “16º Salão de Arte da Associação Comercial de São Paulo/Pinheiros” – Associação Comercial de São Paulo – Distrital de Pinheiros, SP, 2003.

Menção Honrosa: “ I Salão de Arte Sacra” – Associação Paulista de Belas Artes, SP, 2004.

 

Contato: cla.r.bhurkna@uol.com.br

Telefone: (11) 997550192



©2010 - Associaçao Brasileira de Aquarela e da Arte Sobre Papel